sexta-feira, 6 de maio de 2011

Afinal a água tem cor ou não?

A quem diga que a água não é incolor mas sim azul e transparente, afirmando que a cor da água é tão tênue que em pequenas quantidades não é possível observar. Mas em grandes volumes podemos ver esta sua coloração. E a explicação não é muito complexa.
Sendo que a cor da água é devida à absorção selectiva da luz. Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro electromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.

Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul.


                                    

1 comentário:

  1. Gostei do tema, há muitos conceitos físicos a serem discutidos como a questão da luz, refração entre outros relacionados, mas constatei que uma frase foi copiado do site sem haver fonte bibliografica. Uma cópia deve estar no formato de regra de abnt.

    Pintando uma química
    Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave ...
    www.pintandoumaquimica.blogspot.com/ - Em cache - Similares

    ResponderEliminar